sexta-feira, 13 de abril de 2012

Nazarezinho PB


                                             HISTÓRIA de Nazarezinho PB
A História de Nazarezinho começa com FRANCISCO LINS DE ALBUQUERQUE, que nasceu em Pernambuco que, atraído pela presença de Luiz Gomes de Albuquerque, seu parente, que era sesmeiro das terras conhecidas na época como Lagoa de São Francisco.

Ao chegar aos sertões do Rio do Peixe, Francisco Lins de Albuquerque instalou-se em um lugar chamado Pico, como referência a uma pedra no cume de uma serra, as margens direitas do Rio Piranhas(hoje famoso Serrote do Pico!). Ali organizou sua propriedade rural e com o entrelaçamento com as famílias vizinhas deu inicio a pequena povoação do Pico, que depois passou a ser chamada de São Sebastião do Pico, como referencia a construção da capela de São Sebastião. Depois um missionário católico mudou a denominação para Vila de Nazaré e hoje Nazarezinho.

FRANCISCO LINS DE ALBUQUERQUE nasceu em 1788, casou-se com Francisca Catarina de Sena e viveu seus anos ali na propriedade do Pico até 23 de fevereiro de 1833, onde morreu assassinado. Do casal nasceram os seguintes filhos: José César de Albuquerque, João Franco de Albuquerque, Francisco Lins de Albuquerque(segundo com o mesmo nome), Manoel Cesário de Albuquerque, Manoel Lins de Albuquerque, Vicente Lins de Albuquerque e Francisca Xavier de Albuquerque. Essa filha(Francisca) casou-se com Joaquim Maria Gonçalves Braga de onde provém a numerosa família Gonçalves Braga de Nazarezinho. Ela, em 1856 doou o terreno onde hoje temos edificada a Igreja de São Sebastião.

José César de Albuquerque, nasceu em 1819 no sitio Pico, casou-se com Maria Tereza de Jesus e faleceu em 12 de dezembro de 1891 no sítio Capoeiras na cidade de Cajazeiras onde residia. José César de Albuquerque teve Delmiro César de Albuquerque e Mirandolina Maria de Jesus.

Delmiro César de Albuquerque, nasceu em 01 de Outubro de 1842 na povoação de Nazaré e faleceu em 1934. Teve três casamentos: O primeiro com Ana Quitéria da Luz(filha de seu tio Francisco Lins de Albuquerque) vindo esta a falecer aos 24 anos de idade e deixou os filhos: Herculano, Melquíades e Maria Quitéria. Casou-se com Rosa Maria de Jesus, da qual teve doze filhos e também ficou viúvo. Em seu terceiro matrimônio com Ana Quitéria Alves teve dezessete filhos.

Delmiro era conhecido como o Abraão de Nazarezinho. Do seu último enlace destacamos os filhos: José César de Albuquerque, Eliziário César de Albuquerque, Augusto César de Albuquerque, Ana Querubina César Alves e Orcília César de Albuquerque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário